Ursinhos



sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sete hábitos dos bons professores e dos professores fascinantes

“Educar é ser um artesão da personalidade, um poeta da inteligencia, um sameador de idéias”.

O escritor Augusto Jorge Cury é um psiquiatra, psicoterapeuta e cientista brasileiro, que nos últimos anos vem escrevendo sobre a mente e comportamento humano. Este vem dando uma grande contribuição para educação. Um dos seus livros Pais Brilhantes Professores Fascinantes, traz textos significativos para o professor. O autor diz: “Que não escreve para heróis, mas para pessoas que sabem que educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência.”
E apresenta sete hábitos que diferenciam os bons professores dos professores fascinantes acho relevante nos atentarmos para eles:

 1

 Bons professores são eloqüentes, professores fascinantes conhecem o funcionamento da mente
Este hábito dos professores fascinantes contribui para desenvolver em seus alunos: capacidade de gerenciar os pensamentos. Administrar as emoções, ser líder de si mesmo, trabalhar perdas e frustrações, superar conflitos.
2
Bons professores possuem metodologia, professores fascinantes possuem sensibilidade
Este hábito dos professores fascinantes contribui para desenvolver: auto-estima, estabilidade, tranqüilidade, capacidade de contemplação do belo, de perdoar, de fazer amigos, de socializar.
3
  Bons professores educam a inteligência lógica, professores fascinantes educam a emoção
Este hábito dos professores fascinantes contribui para desenvolver: segurança, tolerância, solidariedade, perseverança, proteção contra os estímulos estressantes, inteligência emocional e interpessoal.
4
 Bons professores usam a memória como depósito de informações, professores fascinantes usam-na como suporte da arte de pensar
Este hábito dos professores fascinantes contribui para desenvolver: pensar antes de reagir, expor e não impor as idéias, consciência crítica, capacidade de debater, de questionar, de trabalhar em equipe.
5
 Bons professores são mestres temporários, professores fascinantes são mestres inesquecíveis
Este hábito dos professores fascinantes contribui para desenvolver: sabedoria, sensibilidade, afetividade, serenidade, amor pela vida, capacidade de falar ao coração, de influenciar pessoas.
6
Bons professores corrigem comportamentos, professores fascinantes resolvem conflitos em sala de aula
Este hábito dos professores fascinantes contribui para desenvolver: superação da ansiedade, resolução de crises interpessoais, socialização, proteção emocional, resgate da liderança do eu nos focos de tensão.
7
 Bons professores educam para uma profissão, professores fascinantes educam para a vida
Este hábito dos professores fascinantes contribui para desenvolver: solidariedade, superação de conflitos psíquicos e sociais, espírito empreendedor, capacidade de perdoar, de filtrar estímulos estressantes, de escolher, de questionar, de estabelecer metas.

“ Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender.”
(Augusto Cury)

Nenhum comentário:

Postar um comentário