Reescrita de conto de fada
Objetivo compartilhado com as crianças:
- Produzir um livro de reescrita do conto de fada, onde cada um terá um exemplar e apresentar a história em forma de teatro.
Etapas de Trabalho:
- Escrita de listas de contos de fada conhecidos;
- Seleção do conto preferido pela classe;
- Leitura de duas versões de uma mesma historia pelo professor;
- Reconto em grupo;
- Reescrita pelo professor;
- Transcrita e ilustração pelo aluno;
- Confecção do livro individual;
- Apresentação do conto em forma de teatrinho.
Apresentação
O objetivo do projeto foi ampliar o conhecimento dos alunos sobre a linguagem dos contos. Considerando que as crianças já conheciam a história, pois se tratava de uma reescrita.
No reconto apoiaram-se no texto fonte, através da leitura pela professora de duas versões do mesmo conto de fada(Branca de Neve e os Sete Anões).
Juntos foram feita a análise comparativa do inicio das duas versões e a produção oral com destino escrito de uma terceira versão (a dos alunos) onde a professora foi a escriba e os alunos transcreveram e ilustram a reescrita.
O projeto teve duração de dois meses.
BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES
Era uma vez...
Branca de Neve e a Rainha no Castelo |
Caçador |
Branca de Neve na casa dos Sete Anões |
Os Sete Anões preparando-se para ir a Mina de Diamantes |
Rainha disfarçada de velhinha |
Branca de Neve mordeu a maça e caiu em um sono profundo |
Os Sete Anões inconsolados ... |
O príncipe apaixonou-se pela a princesa, casaram e foram felizes para sempre. |
Reescrita de conto de lobo
Propósito compartilhado com as crianças:
· Produzir um livro gigante coletivo de reescrita do conto de lobo, e apresentar a história em forma de teatro.
Objetivo geral
· Ampliar o conhecimento dos alunos sobre a linguagem dos contos.
Objetivos específicos
· Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa;
· Explorar a linguagem oral e escrita.
Etapas de Trabalho:
· Escrita de listas de contos de lobo conhecidos;
· Seleção do conto preferido pela classe;
· Leitura de duas versões de uma mesma historia pelo professor;
· Sessão de desenho (Chapeuzinho Vermelho)
· Reconto em grupo;
· Caça-personagens
· Reescrita pelo professor;
· Escrita de palavras com letras móveis;
· Cruzadinha;
· Transcrita e ilustração pelo aluno;
· Confecção do livro individual;
· Apresentação do conto em forma de teatrinho.
CHAPEUZINHO VERMELHO
Era uma vez...
Certo dia sua mãe lhe pede: "Chapeuzinho, leve estes doces para a casa da vovó, mas não converse com estranhos e vá pelo caminho do rio." |
Chapeuzinho resolve colher flores para a sua vovozinha |
Passa por ali uma linda borboleta Chapeuzinho destrai-se com ela |
e a segue e entrando no bosque |
Encontra-se com o Lobo Mal e leva um susto |
O lobo pergunta a Chapeuzinho: - Pra onde vai minha menina? -Visitar minha vovozinha ela esta muito doente - e onde mora a sua vovozinha No outro lado da floresta no alto da colina |
|
Enquanto isso o Lobo correu para a casa da vovó, devorou a pobre velhinha vestiu as suas roupas e ficou a espera da sua netinha |
Chapeuzinho chegou bateu na porta o lobo disfarçado de vovó mandou-a entrar |
Chapeuzinho saiu correndo pela floresta pedindo socorro encontro-se com os caçadores que a muito tempo procurava pelo o Lobo |
Chegando a casa da vovó encontrou o Lobo dormindo |
Chapeuzinho Vermelho e a Vovó agradeceram aos caçadores e todos viveram felizes para sempre. |