Escola: Centro Educacional Silvia Zarif
Serie: 1º ano fundamental I
Professora: Analice dos Anjos
SEQÜÊNCIA DIDÁTICA PARLENDA
A CASINHA DA VOVÓ
Objetivo geral:
· Adequar o oral ao escrito, lendo mesmo que não convencionalmente.
Objetivos específicos:
· Memorizar a par lenda;
· Adequar o oral ao escrito;
· Exercitar a escrita;
· Ler mesmo que não convencionalmente;
· Interagir com o colega;
· Atentar-se para letra inicial da palavra e quantidade de letras;
· Reconhecer as palavras da parlenda.
Etapas da seqüência:
· Memorização da parlenda;
· Leitura;
· caça-palvras;
· Formação de palavras;
· Cruzadinha;
· Confeccionar cartaz.
PLANEJAMENTO DIÁRIO
1. Texto de memória: Parlenda a casinha da vovó - MEMORIZAÇÃO
OBJETIVOS.
· Memorizar a par lenda;
· Adequar o oral ao escrito;
· Exercitar a escrita.
CONSIGNA: hoje a pró trouxe um texto bem legal, quem conhece a parlenda A casinha da vovó?
Procedimentos:
OD2. Convidar os alunos a conhecer ou reconhecer a parlenda para recitar em homenagem a vovó
OD3. Caso conheça convidá-los a ajudar a pró a escrever eles vão falando e a pró escrevendo na lousa e perguntando como se escreve cada nome. Se eles ainda não garantir a pró escreve sozinha.
OD4. Após a escrita convidá-los a fazer a leitura para memorizar ou relembrar adequando o oral ao escrito. A pro vai lendo e indicando a palavra para que o aluno perceba que esta falando a palavra indicada.
OBSERVAÇÃO: converse com a turma que não precisa pressa para fazer a leitura e Que é necessário o dedo acompanhar a palavrinha.
OD4. Depois que repetir por varias vezes a leitura convidá-los a transcrever o texto.
· A pro orienta os alunos na abertura do caderno;
· No espaço a ser preenchido (Limite da linha e margem do caderno)
· Tamanho das letras;
OD5. A pró circulará pela sala orientando e inspecionando cada aluno.
Atividade para casa: texto/parlenda para exercitar a leitura com ajuda dos familiares
2º AULA
Conteúdo: leitura
Objetivos:
- Ler mesmo que não convencionalmente;
- Adequar o oral ao escrito;
- Interagir com o colega
Consigna: Quem leu o texto em casa? Vocês lembram? Que tal se hoje vocês ajudarem a pró?
OD1. Convidá-los a ajudar a pró a escrever eles vão falando e a pró escrevendo na lousa e perguntando como se escreve cada nome.
OD2. Após a escrita convidá-los a fazer a leitura adequando o oral ao escrito. A pro vai lendo e indicando a palavra para que o aluno perceba que esta falando a palavra indicada. E fazendo algumas intervenções que a pró julgar necessário para melhor alfabetização dos alunos.
OD3. Organizar os alunos em duplas
OD4. Solicitar que uma pessoa de cada dupla pegue o texto
Informar o propósito da aula
Vocês Estão em dupla para um ajudar o outro trabalhar em parceria. Os dois farão a leitura juntos em quanto à pró passa na cadeira dos outros e não precisam levantar porque a pro vai visitar todos, uma dupla de cada vez.
OD5. Orientar os alunos na adequação do oral ao escrito
OD6. Após as visitas chamar a atenção da turma para um desafio à pró ditara uma palavra e eles terão que achá-la no texto e circulá-la
OD7. Separa a s duplas e convidá-los a fazer um caça - palavras. Distribuir a atividade e fazer a orientação da mesma.
3º Aula
Conteúdo: Formar palavras com o alfabeto móvel
Objetivos:
· Atentar-se para letra inicial da palavra e quantidade de letras.
OD1. Convidá-los a ajudar a pró a escrever eles vão falando e a pró escrevendo na lousa e perguntando como se escreve cada nome;
OD2. Após a escrita convidá-los a fazer a leitura adequando o oral ao escrito. A pro vai lendo e indicando a palavra para que o aluno perceba que esta falando a palavra indicada. E fazendo algumas intervenções que a pró julgar necessário para melhor alfabetização dos alunos;
Consigna: Hoje a pró trouxe a parlenda fatiada, darei algumas palavra da parlenda a cada um de vocês e terão que usar o alfabeto móvel para reproduzir os nomes.
OD3. Distribuir os nomes para os alunos disponibilizar o alfabeto móvel e solicitar que reproduza um nome de cada vez;
OD4. A pró visitara cada aluno lendo para ele a palavra e chamando atenção para letra inicial e quantidade de letras fazendo comparações com os demais nomes;
OD5. Logo após convidá-los afazer uma cruzadinha. Apresentar a atividade à turma e distribuir explicando o desenvolvimento da mesma (as palavras são as mesmas trabalhadas com o alfabeto móvel);
OD6. Orientar os alunos na realização da atividade (recolher para análise).
4º Aula
Conteúdo: Confeccionar o cartaz
Objetivos:
· Interagir com os colegas;
· Reconhecer as palavras da parlenda;
· Adequar o oral ao escrito;
· Ler mesmo que não convencionalmente.
OD1. Convidá-los a ajudar a pró a escrever eles vão falando e a pró escrevendo na lousa e perguntando como se escreve cada nome;
OD2. Após a escrita convidá-los a fazer a leitura adequando o oral ao escrito. A pro vai lendo e indicando a palavra para que o aluno perceba que esta falando a palavra indicada. E fazendo algumas intervenções que a pró julgar necessário para melhor alfabetização dos alunos;
Consigna: agora iremos confeccionar um cartaz. A pro trouxe a parlenda fatiada distribuirá em grupos, onde vocês terão que organizá-la usando apenas a memória e a ajuda do colega.
OD3. Organizar os grupos adequando o nível de cada aluno;
OD4. Distribuir a palenda a cada grupo;
OD5. Orientá-los no desenvolvimento da atividade;
OD6. Confeccionar o cartaz;
OBSERVAÇÃO: A pro terá que estar com o papel preparado e uma parlenda fatiada esperando. O grupo que for terminando cola a parlenda extra, usando a sua como referencia. (cada grupo cola uma parte da parlenda).
OD7. Fixar o cartaz na parede para os alunos usá-lo como referencia no desenvolvimento de outras atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário