Ursinhos



DIA DA VOVÓ


Fonte: Diário Popular


Comemoramos hoje o Dia da Avó. É uma grande oportunidade de refletir sobre a importância da avó na vida da família e da sociedade. Mais do que lançar confetes, precisamos pensar com seriedade sobre a sua vida. Hoje em dia, a avó tem cada vez mais importância na vida da família – de seus filhos e netos. 
Como a maioria dos pais e mães trabalha fora de casa, muitos netos ficam sob a responsabilidade das avós, que prestam um grande serviço a seus filhos na educação dos netos. Sua sabedoria e experiência nos assuntos do lar ajudam muito na educação das crianças.

Por outro lado, os netos podem ser a alegria das avós. Um velho ditado diz que “ser avó é ser mãe com açúcar”. Então, a presença dos netos vivifica as avós e lhes dá um novo sentido à vida. Isso tudo precisa ser valorizado. Certa vez, ouvi de uma avó feliz que “a alegria da mulher idosa é ser avó”. De fato, atualmente há muitas avós cheias de vida, capazes de se doar para o bem da família de seus filhos. 
Mais do que nunca, elas podem transmitir aos netos toda a bagagem rica que acumularam durante a vida: o amor ao próximo, a simplicidade de viver respeitando os outros, a modéstia no falar, no vestir e no agir, o desprendimento das coisas materiais, a valorização da vida espiritual, a pureza das intenções, a sabedoria de viver, a discrição, o domínio de si mesmo, a paciência, a calma nos momentos de dificuldade, a bondade…

Como é na família que a criança cresce segura e respeitada, feliz e equilibrada, a avó é uma presença importante para ajudar a família a cumprir o seu indispensável papel de formar os homens e as mulheres da sociedade, com caráter.
Por outro lado, quando não há uma família que a ampare, a avó idosa não tem condições de viver bem e gozar de alguma saúde. Fora do ambiente de um lar, ela pode se ver abandonada, ficar sozinha e solitária. E nada pior para uma pessoa idosa que se sentir abandonada, desprezada e desvalorizada.

Em um mundo que é, às vezes, injusto e insensível, muitas avós já idosas estão abandonadas nos asilos. Ainda pior, é quando lhes pesa sobre alma a ameaça da eutanásia, que a cada dia cresce no mundo todo. Há pouco tempo, senhorinhas holandesas estavam deixando os asilos daquele país em direção à Alemanha, com medo da eutanásia. Que horror! Que injustiça!
Na velhice, todas as faculdades físicas enfraquecem. Os olhos já não enxergam como antes, os passos agora são lentos e, muitas vezes, precisam do apoio de bengalas. Os ouvidos já não ouvem bem e os dentes já não são fortes como antes. Os braços já não podem fazer força e o corpo dói com facilidade, porque os músculos são frágeis e todos os órgãos já estão cansados. Facilmente, a doença se instala. Essa é a fase em que a avó mais precisa do calor dos netos e netas, além de seus filhos. É nessa hora que se conhece a grandeza de uma família. Uma civilização verdadeira se prova na atenção que dá aos mais fracos e doentes. 
Felipe Aquino



Chá com a Vovó


A pró preparou o convite em nome do aluno. As vovós foram convidadas pelos os netos a tomar um chá na escola em sua sala para conhecer a pró os coleguinhas e as avós dos coleguinhas.  Foram desenvolvidas juntamente com os netos brincadeiras resgatando as brincadeiras populares que muitas vezes são esquecidas até mesmo pela a escola.
Durante a manha foram desenvolvidas atividades relacionadas às vovós, os alunos  dramatizaram a história de Chapeuzinho Vermelho em forma de teatrinho, brincadeiras populares , história contada pela a vovó, Chá com a vovó  e muita diversão.
Ao final a pró distribuiu uma lembrancinha simbólica feita com EVA confeccionada com ajuda dos alunos em sala de aula.

Brincadeiras 
Com prêmios aos vencedores!!!

1. Qual é o chá?
Qual o chá que se usa na cabeça? (chapéu)
O chá que agasalha ? (xale)
O chá que abre portas? (chave)
O chá da praça? (chafariz)
O chá que é um problema? (charada)
O chá que é um tipo de casa (chalé)
O chá da fábrica? (chaminé)
O chá que fica no campo? (chácara)
O chá que se tem de escolher para votar? (chapa)
O chá que atrai a simpatia/ (charme)

2. Qual a vovó que tem o maior número de netos? E qual a vovó mais jovem?

3. Como está a memória da vovó?

professora diz uma parte de um provérbio popular e alguma avó completa com a outra parte.

Quem não tem cão... caça com gato.
Quando um não quer... dois não brigam.
Quem com ferro fere... com ferro será ferido.
Diga-me com quem andas... e te direi quem és.
Água mole em pedra dura... tanto bate até que fura.
Ri melhor... quem ri por último.
Gato escaldado... tem medo de água fria,
Mais vale um pássaro na mão... do que dois voando.
Quem tem boca... vai à Roma.
Pau que nasce torto... não tem jeito morre torto.
Quem corre cansa... quem não corre alcança.
Antes só... do que mal acompanhado.

4. Somando os pontos

Chamar à frente frente  às avós presente e premiar que somar mais pontos nos seguintes itens:

  • o número de filhos
  • o número de netos
  • idade de cada um
SERVIÇO DO CHÁ
Enquanto o chá  foi servido, todos  cantaram músicas folclóricas e cantigas de roda antigas, bem conhecidas pelas as  avós...
• “Luar do Sertão”, “Alecrim Dourado”, “Peixe Vivo”, “Se esta rua fosse minha”, “Casinha Pequenina”, “Ciranda, cirandinha”, “Teresinha de Jesus”,... etc 



Convite

Apresentação  teatral  Chapeuzinho Vermelho



Chá com a vovó
Lembrancinha do Chá