Ursinhos



segunda-feira, 25 de abril de 2011

A escola dos nossos sonhos

"Quanto melhor for a qualidade da educação, menos importante será o papel da psiquiatria no terceiro milênio".

1
Música ambiente em sala de aula
Objetivos desta técnica: desacelarar o pensamento, aliviar a ansiedade, melhorar a concentração, desenvolver o prazer de aprender, educar a emoção.

2
Sentar em círculo ou em U
Objetivos desta técnica: desenvolver a segurança, promover a educação participativa, melhorar a concentração, diminuir conflitos em sala de aula, diminuir conversas paralelas.

3
Exposição interrogada: A arte da interrogação
Objetivos desta técnica: aliviar a SPA, reacender a motivação, desenvolver o questionamento, enriquecer a interpretação de textos e enunciados, abrir as janelas da inteligência.

4
Exposição dialogada: A arte da pergunta
Objetivos desta técnica: desenvolver a consciência critica, promover o debate de idéias, estimular a educação participativa, superar a insegurança, debelar a timidez, melhorar a concentração.

 5
Ser contador de histórias
Objetivos desta técnica: desenvolver criatividade, educar a emoção, estimular a sabedoria, expandir a capacidade de solução em situações de tensão a socialização.

6
Humanizar o conhecimento 
Objetivos desta técnica: estimular a ousadia, promover a perspicácia, cultivar a criatividade, incentivar a sabedoria, expandir a capacidade crítica, formar pensadores.

7
Humanizar o professor: Cruzar sua história
Objetivos desta técnica: desenvolver a socialização, estimular a afetividade, construir ponte produtiva nas relações sociais, estimular a sabedoria, superar conflitos, valorizar o "ser".

8
Educar a auto-estima: Elogiar ante de críticar 
Objetivos desta técnica: educar a emoção e a auto-estima, vacinar contra a discriminação, promover a solidariedade, resolver conflitos em sala de aula, filtrar estímulos estressantes, trabalhar perdas e frustaçoes.

 9
Gerenciar os pensamentos e as emoções
Objetivos desta técnica: resgatar a liderança do eu, resover a SPA, prevenir conflitos, proteger os solos da memória, promover a segurança, desenvolver espírito empreendedor, proteger a emoção nos focos de tensão.
10
Participar de projetos sociais 
Objetivos desta técnica: desenvolver a responsabilidade social, promover a cidadania, cultivar a solidariedade, expandir a capacidade de trabalhar em equipe, trabalhar os termos transversais: a educação para a saúde, para a paz, para os direitos humanos.
 CURY, Augusto, 1958- Pais brilhantes, professores fascinantes /  Augusto Cury.
- Rio de Janeiro: Sextante, 2008.
(Auto-estima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário