Ursinhos



segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Cantigas Populares


A CANOA VIROU

A CANOA VIROU
POIS DEIXARAM ELA VIRAR
FOI POR CAUSA DE [FULANA] 
QUE NÃO SOUBE REMAR. 
SE EU FOSSE UM PEIXINHO
E SOUBESSE NADAR
EU TIRAVA [FULANA] 
DO FUNDO DO MAR. 
SIRI PRA CÁ
SIRI PRA LÁ
[FULANA] É BELA
E QUER CASAR. 


 ALECRIM

Alecrim, Alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado
Foi meu amor
Quem me disse assim
Que a flor do campo
É o alecrim.


CIRANDINHA

CIRANDA, CIRANDINHA, 
VAMOS TODOS CIRANDAR, 
VAMOS DAR A MEIA VOLTA, 
VOLTA E MEIA VAMOS DAR. 
O ANEL QUE TU ME DESTE, 
ERA VIDRO E SE QUEBROU, 
O AMOR QUE TU ME TINHAS, 
ERA POUCO E SE ACABOU. 
POR ISSO MENINA AGORA
ENTRE DENTRO DESSA RODA, 
DIGA UM VERSO BEM BONITO, 
DIGA ADEUS E VÁ EMBORA.
 

ESCRAVOS DE JÓ 

ESCRAVOS DE JÓ 
JOGAVAM CAXANGÁ
TIRA,PÕE, DEIXA FICAR
GUERREIROS COM GUERREIROS
FAZEM ZIGUE,ZIGUE,ZÁ


O SAPO NÃO LAVA O PÉ 

IA PASSANDO NUMA PINGUELINHA 
MEU CHINELINHO CAIU DO PÉ 
OS PEIXINHOS RECLAMARAM: 
QUE CHEIRINHO DE CHULÉ 
O SAPO NÃO LAVA O PÉ 
NÃO LAVA PORQUE NÃO QUER 
ELE MORA LÁ NA LAGOA 
NÃO LAVA O PÉ PORQUE NÃO QUER 
MAS QUE CHULÉ!! 



LOJA DO MESTRE ANDRÉ


Ai olé , ai olé
Foi na loja do mestre André

Foi na loja do mestre André
Que eu comprei um pianinho
Plim, plim, plim, um pianinho 

Foi na loja do mestre André
Que eu comprei um violão
Dão, dão, dão um violão
Plim, plim plim, um pianinho

Foi na loja do mestre André 
Que eu comprei uma flautinha
Fá, flá, flá, uma flautinha
Dão, dão, dão um violão
Plim, plim plim, um pianinho
 

 

O CRAVO E A ROSA

O CRAVO BRIGOU COM A ROSA
DEBAIXO DE UMA SACADA
O CRAVO SAIU FERIDO
E A ROSA DESPEDAÇADA. 
O CRAVO FICOU DOENTE
A ROSA FOI VISITAR
O CRAVO TEVE UM DESMAIO
E A ROSA PÔS-SE A CHORAR. 


POMBINHA BRANCA

 

POMBINHA BRANCA
O QUE ESTÁ FAZENDO
LAVANDO A ROUPA
PRO CASAMENTO. 
VOU ME LAVAR, 
VOU ME SECAR
VOU NA JANELA
PRA NAMORAR
PASSOU UM MOÇO
DE TERNO BRANCO
CHAPÉU DE LADO
SEU NAMORADO
MANDEI ENTRAR
MANDEI SENTAR
CUSPIU NO CHÃO
LIMPA AI SEU PORCALHÃO! 
TENHA MAIS EDUCAÇÃO.
 


 SITIO DO SEU LOBATO


SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô! 
E NO SEU SÍTIO TINHA UM CACHORRO, IA, IA, Ô! 
Era AU, AU, AU PRA CÁ
ERA AU, AU, AU PRA LÁ
ERA AU, AU, AU, PRA TODO LADO, IA, IA, Ô! 
SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô! 
E NO SEU SÍTIO TINHA UMA GALINHA, IA, IA, Ô! 
ERA COCORICÓ PRA CÁ
ERA COCORICÓ PRA LÁ
ERA COCORICÓ PRA TODO LADO, IA, IA, Ô! 
SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô! 
E NO SEU SÍTIO TINHA UMAVACA, IA, IA, Ô! 
ERA MU, MU, MU PRA CÁ
ERA MU, MU, MU PRA LÁ
ERA MU, MU, MU PRA TODO LADO, IA, IA, Ô! 
SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô! 
E NO SEU SÍTIO TINHA UM PATO, IA, IA, Ô! 
ERA QUÁ, QUÁ, QUÁ PRA CÁ
ERA QUÁ, QUÁ, QUÁ PRA LÁ
ERA QUÁ, QUÁ, QUÁ PRA TODO LADO, IA, IA, Ô! 
IA, IA, Ô
IA, IA,Ô


PEIXE VIVO


COMO PODE UM PEIXE VIVO
VIVER FORA DA ÁGUA FRIA [BIS] 
COMO PODEREI VIVER [BIS] 
SEM A TUA, SEM A TUA
SEM A TUA COMPANHIA. [BIS]
 


Rosa juvenil

A linda Rosa juvenil, juvenil, juvenil
A linda Rosa juvenil, juvenil
Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar
Vivia alegre no seu lar, no seu lar
Um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má
Um dia veio uma bruxa má, muito má
E adormeceu a Rosa assim, bem assim, bem assim 
E adormeceu a Rosa assim, bem assim
E o tempo passou a correr, a correr, a correr
E o tempo passou a correr, a correr
O mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor
E o mato cresceu ao redor, ao redor
Um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei
Um dia veio um belo rei, belo rei
E despertou a Rosa assim, bem assim, bem assim 
E despertou a Rosa assim, bem assim
E tudo ficou bem feliz, bem feliz, bem feliz
E tudo ficou bem feliz, bem feliz



SAPO CURURU

SAPO CURURU
DA BEIRA DO RIO
QUANDO O SAPO GRITA
OH! MANINHA
É PORQUE TEM FRIO. 
A MULHER DO SAPO
DEVE ESTAR LÁ DENTRO
FAZENDO RENDINHA
OH! MANINHA
PRO SEU CASAMENTO.



TEREZINHA DE JESUS

TEREZINHA DE JESUS
DE UMA QUEDA FOI AO CHÃO
ACUDIRAM TRÊS CAVALHEIROS
TODOS TRÊS,COM CHAPÉU NA MÃO. 
O PRIMEIRO,FOI SEU PAI
O SEGUNDO, SEU IRMÃO
O TERCEIRO FOI AQUELE
A QUEM TERESA DEU A MÃO. 
DA LARANJA QUERO UM GOMO
DO LIMÃO QUERO UM PEDAÇO
DA MORENA MAIS BONITA
QUERO UM BEIJO E UM ABRAÇO. 

SE ESTA RUA FOSSE MINHA

SE ESTA RUA, SE ESTA RUA
FOSSE MINHA
EU MANDAVA, 
EU MANDAVA LADRILHAR
COM PEDRINHAS, 
COM PEDRINHAS DE BRILHANTES
PARA O MEU, 
PARA O MEU AMOR PASSAR. 
NESTA RUA, 
NESTA RUA TEM UM BOSQUE
QUE SE CHAMA, 
QUE SE CHAMA SOLIDÃO
DENTRO DELE, 
DENTRO DELE MORA UM ANJO
QUE ROUBOU, 
QUE ROUBOU MEU CORAÇÃO. 
SE EU ROUBEI, 
SE EU ROUBEI TEU CORAÇÃO
TU ROUBASTE, 
TU ROUBASTE O MEU TAMBÉM
SE EU ROUBEI, 
SE EU ROUBEI TEU CORAÇÃO
É PORQUE, 
É PORQUE TE QUERO BEM. 

PINTINHO AMARELINHO

MEU PINTINHO AMARELINHO
CABE AQUI NA MINHA MÃO, 
NA MINHA MÃO. 
QUANDO QUER COMER BICHINHO
COM SEUS PEZINHOS
ELE CISCA O CHÃO. 
ELE BATE AS ASAS
ELE FAZ PIU-PIU
MAS TEM MUITO MEDO É DO GAVIÃO.[BIS]


PIRULITO

PIRULITO QUE BATE, BATE
PIRULITO QUE JÁ BATEU
QUEM GOSTA DE MIM É ELA
QUEM GOSTA DELA SOU EU.
 
ORA PALMA, PALMA, PALMA
ORA PÉ, PÉ, PÉ
ORA RODA, RODA, RODA
CARANGUEJO PEIXE É.
 
PIRULITO QUE BATE, BATE
PIRULITO QUE JÁ BATEU
QUE IMPORTA A VOCÊ QUE EU BATA
SE EU BATO NO QUE É MEU.
 


A BARATA MENTIROSA


A BARATA DIZ QUE TEM
SETE SAIAS DE FILÓ. 
É MENTIRA DA BARATA
ELA TEM É UMA SÓ. 
AH! AH! AH! 
OH! OH! OH! 
ELA TEM É UMA SÓ.(bis)
A BARATA DIZ QUE TEM
SETE SAIAS DE BALÃO. 
É MENTIRA DA BARATA
NÃO TEM DINHEIRO NEM PRO SABÃO
AH! AH! AH! 
OH! OH! OH! 
NEM DINHEIRO PRO SABÃO.(bis) 
A BARATA DIZ QUE TEM
UM SAPATO DE FIVELA. 
É MENTIRA DA BARATA
O SAPATO É DA MÃE DELA. 
AH! AH! AH! 
OH! OH! OH!
O SAPATO É DA MÃE DELA.(bis) 

BORBOLETINHA


Borboletinha
Tá na cozinha
Fazendo chocolate
Para a vizinha
Poti, poti
Perna de pau
Olho de vidro
Nariz de pica pau

CASINHA

Fui morar numa casinha- nha
Infestada- da de cupim- pim- pim
Saiu de lá- lá- lá
Uma lagartixa- xá
Olhou pra mim
Olhou pra mim e fez assim: 
Smack! Smack


INDIOZINHO

Um, dois, três indiozinhos
Quatro, cinco, seis indiozinhos
Sete, oito, nove indiozinhos
Dez num pequeno bote
Iam navegando pelo rio abaixo
Quando um jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase, quase virou. 



EU VI O SAPO 


EU VI O SAPO 
NA BEIRA DO RIO 
DE CAMISA VERDE 
SENTINDO FRIO 
NÃO ERA SAPO 
NEM PERERECA 
ERA O PEDRINHO SÓ DE CUECA



FUI AO TORORÓ


FUI AO TORORÓ
BEBER ÁGUA E NÃO ACHEI
ACHEI BELA MORENA
QUE NO TORORÓ DEIXEI. 
APROVEITA MINHA GENTE
QUE UMA NOITE NÃO É NADA
QUEM NÃO DORMIR AGORA
DORMIRÁ DE MADRUGADA.
Ó DONA MARIA
Ó MARIAZINHA
ENTRARÁS NA RODA
OU FICARÁS SOZINHA. 
SOZINHA EU NÃO FICO
NEM HEI DE FICAR
PORQUE TENHO O PAULINHO
PARA SER MEU PAR. 
DEITA AQUI NO MEU COLINHO
DEITA AQUI NO COLO MEU
E DEPOIS NÃO VÁ DIZER
QUE VOCÊ SE ARREPENDEU. 
EU PASSEI POR UMA PORTA
SEU CACHORRO ME MORDEU
NÃO FOI NADA, NÃO FOI NADA, 
QUEM SENTIU A DOR FUI EU.
(Domínio popular)


Sequencia didática


Escola: Centro Educacional Silvia Zarif
Serie: 1º ano fundamental I
Professora: Analice dos Anjos


SEQÜÊNCIA DIDÁTICA PARLENDA
A CASINHA DA VOVÓ

Objetivo geral:
·         Adequar o oral ao escrito, lendo mesmo que não convencionalmente.

Objetivos específicos:
·         Memorizar a par lenda;
·         Adequar o oral ao escrito;
·         Exercitar a escrita;
·         Ler mesmo que não convencionalmente;
·         Interagir com o colega;
·         Atentar-se para letra inicial da palavra e quantidade de letras;
·         Reconhecer as palavras da parlenda.

Etapas da seqüência:
·         Memorização da parlenda;
·         Leitura;
·         caça-palvras;
·         Formação de palavras;
·         Cruzadinha;
·         Confeccionar cartaz.


PLANEJAMENTO DIÁRIO 
 1º AULA
1. Texto de memória: Parlenda a casinha da vovó - MEMORIZAÇÃO
OBJETIVOS.
·         Memorizar a par lenda;
·         Adequar o oral ao escrito;
·         Exercitar a escrita.

CONSIGNA: hoje a pró trouxe um texto bem legal, quem conhece a parlenda A casinha da vovó?
Procedimentos:
OD2. Convidar os alunos a conhecer ou reconhecer a parlenda para recitar em homenagem a vovó
OD3. Caso conheça convidá-los a ajudar a pró a escrever eles vão falando e a pró escrevendo na lousa e perguntando como se escreve cada nome. Se eles ainda não garantir a pró escreve sozinha.
OD4. Após a escrita convidá-los a fazer a leitura para memorizar ou relembrar adequando o oral ao escrito. A pro vai lendo e indicando a palavra para que o aluno perceba que esta falando a palavra indicada.
OBSERVAÇÃO: converse com a turma que não precisa pressa para fazer a leitura e Que é necessário o dedo acompanhar a palavrinha.
OD4. Depois que repetir por varias vezes a leitura convidá-los a transcrever o texto.
·         A pro orienta os alunos na abertura do caderno;
·         No espaço a ser preenchido (Limite da linha e margem do caderno)
·         Tamanho das letras;
OD5. A pró circulará pela sala orientando e inspecionando cada aluno.

Atividade para casa: texto/parlenda para exercitar a leitura com ajuda dos familiares

2º AULA
Conteúdo: leitura
Objetivos:
  • Ler mesmo que não convencionalmente;
  • Adequar o oral ao escrito;
  •  Interagir com o colega

Consigna: Quem leu o texto em casa? Vocês lembram? Que tal se hoje vocês ajudarem a pró?

OD1.  Convidá-los a ajudar a pró a escrever eles vão falando e a pró escrevendo na lousa e perguntando como se escreve cada nome.
OD2. Após a escrita convidá-los a fazer a leitura adequando o oral ao escrito. A pro vai lendo e indicando a palavra para que o aluno perceba que esta falando a palavra indicada. E fazendo algumas intervenções que a pró julgar necessário para melhor alfabetização dos alunos.
OD3. Organizar os alunos em duplas
OD4. Solicitar que uma pessoa de cada dupla pegue o texto

Informar o propósito da aula

Vocês Estão em dupla para um  ajudar o outro trabalhar em parceria.  Os dois farão a leitura juntos em quanto à pró passa na cadeira dos outros e não precisam levantar porque a pro vai visitar todos, uma dupla de cada vez.
OD5. Orientar os alunos na adequação do oral ao escrito
OD6. Após as visitas chamar a atenção da turma para um desafio à pró ditara uma palavra e eles terão que achá-la no texto e circulá-la
OD7.  Separa a s duplas e convidá-los a fazer um caça - palavras. Distribuir a atividade e fazer a orientação da mesma.

3º Aula

Conteúdo: Formar palavras com o alfabeto móvel
Objetivos:
·         Atentar-se para letra inicial da palavra e quantidade de letras.
OD1.  Convidá-los a ajudar a pró a escrever eles vão falando e a pró escrevendo na lousa e perguntando como se escreve cada nome;
OD2. Após a escrita convidá-los a fazer a leitura adequando o oral ao escrito. A pro vai lendo e indicando a palavra para que o aluno perceba que esta falando a palavra indicada. E fazendo algumas intervenções que a pró julgar necessário para melhor alfabetização dos alunos;

Consigna: Hoje a pró trouxe a parlenda fatiada, darei algumas palavra da parlenda a cada um de vocês e terão que usar o alfabeto móvel para reproduzir os nomes.
OD3. Distribuir os nomes para os alunos disponibilizar o alfabeto móvel e solicitar que reproduza um nome de cada vez;
OD4. A pró visitara cada aluno lendo para ele a palavra e chamando atenção para letra inicial e quantidade de letras fazendo comparações com os demais nomes;
OD5. Logo após convidá-los afazer uma cruzadinha. Apresentar a atividade à turma e distribuir explicando o desenvolvimento da mesma (as palavras são as mesmas trabalhadas com o alfabeto móvel);
OD6. Orientar os alunos na realização da atividade (recolher para análise).

4º Aula

Conteúdo: Confeccionar o cartaz
Objetivos:
·         Interagir com os colegas;
·         Reconhecer as palavras da parlenda;
·         Adequar o oral ao escrito;
·         Ler mesmo que não convencionalmente.

OD1.  Convidá-los a ajudar a pró a escrever eles vão falando e a pró escrevendo na lousa e perguntando como se escreve cada nome;
OD2. Após a escrita convidá-los a fazer a leitura adequando o oral ao escrito. A pro vai lendo e indicando a palavra para que o aluno perceba que esta falando a palavra indicada. E fazendo algumas intervenções que a pró julgar necessário para melhor alfabetização dos alunos;
Consigna: agora iremos confeccionar um cartaz. A pro trouxe a parlenda fatiada distribuirá em grupos, onde vocês terão que organizá-la usando apenas a memória e a ajuda do colega.
OD3. Organizar os grupos adequando o nível de cada aluno;
OD4. Distribuir a palenda a cada grupo;
OD5. Orientá-los no desenvolvimento da atividade;
OD6. Confeccionar o cartaz;
OBSERVAÇÃO: A pro terá que estar com o papel preparado e uma parlenda fatiada esperando. O grupo que for terminando cola a parlenda extra, usando a sua como referencia. (cada grupo cola uma parte da parlenda).
OD7. Fixar o cartaz na parede para os alunos usá-lo como referencia no desenvolvimento de outras atividades.